top of page
  • Foto do escritorProjeto Alumeia

Briefing: você sabe o que é?


De acordo com o dicionário Priberam, Briefing significa: “Reunião de informação tática antes de uma tarefa.“


Quando fala-se de briefing pensa-se sobre direcionamento, alinhamento de expectativas, centralização de informações. Quando um projeto se inicia é importante entender quais caminhos serão seguidos, nem sempre já sabendo a solução final, mas compreendendo o fio condutor que auxiliará no desenvolvimento do produto em questão.


Antes da realização desse documento são feitas pesquisas sobre o contexto que o projeto será trabalhado, para entender a partir de dados quais pessoas serão impactadas, quais recursos serão necessários para a realização das tarefas, quem serão as pessoas responsáveis e datas de entregas.


Não existe uma receita pronta para um briefing perfeito, pois consideramos que cada projeto pede informações específicas de acordo com suas respectivas necessidades, por isso é importante a realização da pesquisa antes da conclusão desse material.


Usa-se comumente um modelo que pode ser expandido ou reduzido de acordo com as necessidades do projeto. Esse modelo é tratado no livro Briefing: A Gestão do Projeto de Design, de Peter L. Phillips (esse livro está na Aluteca, confere lá), nele temos contempladas as seguintes sessões:


Natureza do Projeto:

Aqui entende-se onde o projeto se enquadra na sociedade, qual sua importância, justificativa de desenvolvimento/existência, responsabilidades em torno do produto e o que se espera com sua conclusão.


Análise Setorial:

Quem são os concorrentes, o que eles têm feito de relevante, pontos positivos e negativos, médias de preços, comunicação no mercado.


Público-Alvo:

Quem são as pessoas que o projeto pretende alcançar diretamente, quais suas características e particularidades: físicas, de idade, renda familiar, região de residência.


Portfólio da empresa:

É necessário compreender seu cliente, o que ele faz, como faz, como se comunica com a sociedade.


Objetivos de Negócio:

Resultados esperados no mercado e como o design entra como ponto estratégico de ação.


Objetivo, prazo e Orçamento do Projeto:

Neste ponto são definidas datas de entregas, finalização do projeto, recursos, investimento acerca do desenvolvimento do mesmo e responsáveis por tais atividades.


Aprovação, implementação e avaliação:

Aqui contempla-se a questão de contatos de aprovação, apresentações e o que será necessário para implementação do projeto.


Informações de pesquisas:

Tendências do mercado, tecnologias existentes que podem ser contempladas no projeto e etc.


Apêndice:

Informações com imagens complementares ao briefing.


Nem todo profissional realiza um briefing contemplando essas sessões, porém, é válido ressaltar a importância da elaboração de um documento que te dê respaldo no momento do desenvolvimento de um projeto, assim como é importante dizer que briefing é um acordo de expectativas e entregas.


E como dito mais acima, esse modelo não é uma receita de bolo, já que muitas coisas podem ser tiradas ou adicionadas como facilitadores no progresso do projeto.


Acesse o livro Briefing: A Gestão do Projeto de Design e saiba mais como desenvolver um briefing completo.

REFERÊNCIAS

PHILLIPS, P. Briefing: a gestão do projeto. São Paulo: Blucher, 2007.

3 visualizações

compartilhe

bottom of page